• Home
  • Sobre
  • WEB RÁDIO
  • Anuncie
  • Envie uma Matéria
  • Interaja
  • Contato
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
Araxá No Ar - O maior portal de Entrenenimento e Cultura de Araxá
  • WEB RÁDIO
  • WEB TV
  • NOTÍCIAS
  • ÁUDIOS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS
Prefeitura em Ação
Outros Áudios
  • Músicas
  • Entrevistas
Acústico com Alan Tannús
Pausa para o café
Outros Programas
  • Varejo com Igor Ferreira
  • Clipes
  • Vídeo da Semana

Vacinação infantil contra a gripe é essencial para prevenir complicações graves, alerta médico da rede municipal

Notícias  /  por Admin  /  22, Maio, 2025

71



A Prefeitura de Araxá reforça o chamado para que pais e responsáveis levem suas crianças para se vacinar contra a gripe. A baixa procura nas salas de vacina tem preocupado os profissionais da rede pública de saúde, especialmente diante do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o estado.



De acordo com o Dr. Leirston Paulo da Silva, médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Centro, é fundamental garantir a imunização das crianças a partir de 6 meses de idade, conforme preconizado pelo calendário vacinal. “O sistema imunológico infantil ainda está em desenvolvimento. Por isso, elas são mais vulneráveis a infecções por vírus como Influenza, H1N1 e Covid-19”, explica.



A vacina também pode ser aplicada durante o pré-natal e o período de amamentação, contribuindo para a proteção do bebê por meio da transferência de anticorpos da mãe para a criança.



Complicações da gripe em crianças podem ser graves



Segundo o médico, quadros gripais aparentemente simples podem evoluir para infecções pulmonares mais sérias, como pneumonia viral. “Quando a resposta imunológica não é eficiente, há maior risco de agravamento, inclusive com infecção bacteriana secundária. A vacina fortalece o sistema imunológico e ajuda o corpo a reagir mais rapidamente ao vírus, evitando complicações”, alerta.



Sinais de alerta



Entre os principais sintomas comuns estão: dor de garganta, rouquidão, coriza, dor de cabeça, dor no corpo, febre baixa e tosse. No entanto, pais e responsáveis devem ficar atentos a sinais de alarme, como: Febre persistente acima de 39ºC; Dificuldade para respirar; Vômitos frequentes; Sonolência excessiva, agitação ou confusão mental; Lábios ou dedos arroxeados (cianose); Criança que não consegue amamentar.



“Esses sinais indicam a necessidade de procurar imediatamente um serviço de urgência. O quadro pode evoluir rapidamente, principalmente em crianças pequenas”, enfatiza Leirston.



Prevenção além da vacina



Além da vacinação, o médico orienta cuidados complementares como evitar aglomerações em locais fechados, uso correto de máscaras, lavagem frequente das mãos e rosto, uso de álcool em gel quando não for possível lavar com água e sabão, e isolamento de pessoas com sintomas gripais. “Ensinar hábitos como tossir no braço e evitar contato físico quando doente é fundamental para interromper a cadeia de transmissão”, finaliza.



A campanha “A Gripe Não Espera. Araxá Vacina Agora!” segue em andamento, com vacinação noturna na Unicentro até o dia 30 de maio, das 17h30 às 21h30, além de atendimento durante o dia em todas as Unidades de Saúde com sala de vacinação. A vacina é gratuita, segura e salva vidas.


Fonte: Assessoria de Comunicação Araxá

Nuvem de Tags
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Arte
  • Notícias
  • Política
Estatísticas
71
visualizações
Compartilhe
  • Twitter
  • Facebook
  • WhatsApp
Você também pode gostar
  • Notícias
    22, Julho, 2025
    1
    Prefeitura de Araxá celebra 35 anos do ECA com ações voltadas ao tema
  • Notícias
    22, Julho, 2025
    9
    Conferência Municipal de Assistência Social reúne mais de 100 participantes e define propostas para o setor
  • Notícias
    22, Julho, 2025
    13
    Araxá e Codemge avançam em planos para revitalizar o Complexo do Barreiro
  • Notícias
    22, Julho, 2025
    17
    Campeonato Mundial de Beach Tennis começa nesta terça em Araxá
  • Notícias
    22, Julho, 2025
    21
    Referência na regulamentação do transporte por aplicativo, Araxá recebe comitiva de Patrocínio
PUBLICIDADE
Mais Acessados
SOS 50 Anos - Araxá-MG - Parte 1
Cidade
07, Abril, 2017
The Sound Of Silence - Alan Tannús e Vinícius Teodoro
Clipes
18, Fevereiro, 2017

Categorias

  • WEB TV
  • WEB RÁDIO
  • NOTÍCIAS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS

Nuvem de Tags

  • WEB TV
  • WEB RÁDIO
  • NOTÍCIAS
  • FIQUE POR DENTRO
  • COBERTURAS

Instagram

  • HOME
  • SOBRE
  • WEB RÁDIO
  • ANUNCIE CONOSCO
  • ENVIE UMA MATÉRIA
  • INTERAJA
  • CONTATO

© Direitos Reservados 2025 Desenvolvido por CodigoJ